Terapia


O que é Terapia Junguiana

A Terapia com orientação junguiana é um processo interpessoal entre paciente e terapeuta, durante o qual são trabalhados conteúdos com significativa carga emocional visando uma mudança no comportamento do paciente de forma que possa desfrutar de melhor qualidade de vida. A especificidade da terapia junguiana reside no fato de que a busca pela melhoria da qualidade de vida está diretamente relacionada com a expansão da consciência, realizada por meio da integração de sentimentos, crenças, emoções, sintomas e outros que antes se figuravam inconscientes para o paciente.

Neste sentido, o processo terapêutico consiste em proporcionar aprofundamento do encontro com o universo inconsciente dos indivíduos, realizado sistematicamente por meio de vivência e análise deste universo manifestado em sonhos, imaginações, desejos, falas, posturas etc., visando reduzir os danos causados pela influência do plano inconsciente e proporcionando novas posturas perante a vida.

Voltar para o índice


Objetivos

O objetivo da Terapia consiste em expandir a consciência, aumentar o sentimento de pertencimento, bem como facilitar o constante embate interno vivenciado diante dos acontecimentos diários. Ao ser estimulado e provocado de forma controlada e metódica, o paciente se torna capaz de integrar partes faltantes de sua personalidade, desenvolvendo assim maior senso de conexão, autoconfiança, autoaceitação, estima por si e pelos outros, ao mesmo tempo em que obtém ferramentas mais eficientes para realização pessoal.

Voltar para o índice

Método de Trabalho

O trabalho terapêutico é desenvolvido basicamente em duas frentes principais. Por um lado, ocorre através de conversação e mapeamento de fontes de retenção de energia psíquica no paciente, que são diretamente relacionadas com complexos inconscientes vivenciados. Nesta parte, técnicas de análise de sonhos e dinâmicas também são utilizadas, assim como os diálogos são direcionados em função da necessidade do paciente, de forma que conteúdos importantes possam mostrar sua influência.

Em outra frente, é realizado trabalho de alinhamento energético por meio de aplicação de Reiki, Projeções Transpessoais e/ou Alívio de Tensão Emocional. O objetivo aqui é atuar no campo sutil/inconsciente e energético do paciente, visando tratamento mais direto de núcleos de complexo. Esta parte do tratamento proporciona relaxamento e assimilação mais profunda, sendo fundamental no processo de cura interior vivenciado na terapia.

Voltar para o índice

 

Indicações

- Indivíduos que têm se sentido constantemente tristes, ansiosos ou deprimidos;
– Dificuldades em relacionamentos íntimos, sejam eles com parceiros, filhos, pais, chefes e/ou subordinados;
– Indivíduos entrando em nova fase de vida que sentem excessiva preocupação em não repetir mesmos erros do passado;
– Sentimento de que a vida tenha pouco significado;
– Indivíduos que, de alguma forma, se sentem aprisionadas por seus próprios comportamentos;
– Bloqueios para realizar atividades, inclusive aquelas antes cumpridas com facilidade;
– Vontade de aprimorar autoconhecimento;
– Dificuldade em superar mágoas;
– Compulsões alimentares e/ou relacionadas a outras áreas de prazer;
– Timidez exagerada ou sentimentos de culpa profunda;
– Sentimentos de raiva excessiva, inadequação e/ou desânimo;
– Medos excessivos, inclusive de envelhecer, morrer e/ou sofrer acidentes;
– Dificuldade em lidar com autoridade;

Voltar para o índice

Rafael Carvalho